‹ X §ö VENEZUELA_DEMOCRATICA


VEN-P-03
3 de março, 2003
MINISTERIO DOS ASSUNTOS EXTERIORES DO BRASIL

Grupo de Amigos do Secretário-Geral da OEA para a Venezuela

O Grupo de Amigos ressalta o progresso obtido com a assinatura, em 18 de fevereiro de 2003, de uma “Declaração contra a Violência, pela Paz e a Democracia na Venezuela”, pelo Governo e a oposição. O Grupo de Amigos manifesta total repúdio aos atentados contra representações oficiais da Colômbia e da Espanha ocorridos em Caracas, em 25 de fevereiro.

O Grupo preocupa-se com a ocorrência de quaisquer fatos ou atitudes que possam ter influência negativa no processo de criação de confiança entre o Governo venezuelano e a oposição e reitera chamamento para que moderem a retórica e evitem recriminações mútuas.

O Grupo continuará trabalhando para encorajar o Governo da Venezuela e a oposição a persistirem no caminho do entendimento, a fim de assegurar uma soluçâo pacífica, democrática, constitucional e eleitoral. Nesse sentido, é importante que exerçam vigilância para que prevaleça a moderação, nos termos acordados na “Declaração contra a Violência, pela Paz e a Democracia na Venezuela” O Grupo de Amigos se reunirá em Brasília, em 10 de março próximo, para dar prosseguimento ao trabalho de apoiar o diálogo e a conciliação na Venezuela.”
http://www.oas.org/library/mant_press/press_release.asp?sCodigo=VEN-P-03

retroceder

DøÓX